TV ALERJ: BVRio facilita a adequação de produtores rurais ao Código Florestal

Rio de Janeiro, 08 de Setembro 2014 – Cumprir determinações legais muitas vezes custa caro. No intuito de desenvolver ferramentas para a execução de políticas ambientais foi criada a BVRio, uma bolsa de valores ambientais de abrangência nacional idealizada em conjunto com os setores empresarial, público e o terceiro setor, a partir da visão de que mecanismos de mercado são instrumentos eficientes de execução de políticas públicas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
Nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, às 22h, o Rio em Foco debate o alcance de alguns dos produtos oferecidos pela BVRio e sua importância para o cumprimento das exigências estabelecidas no Código Florestal.
Participam desse programa, que é exibido na TV Alerj (canal 12 da NET), o diretor daBVRio, Maurício Moura Costa, e o consultor da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj), Leopoldo Erthal. “A aplicação direta das leis ambientais modernas é muito difícil, por isso procuramos agregar valor e trazer benefícios para as partes envolvidas“, explica Maurício, citando o exemplo das cotas de reserva ambientalque permitem que o produtor rural que tenha que cumprir exigência de restaurar parte da reserva possa fazê-lo arrendando parte de uma propriedade próxima ou utilizando outro terreno de mesma titularidade.
Segundo o coordenador da Faerj, Leopoldo Erthal, as Cotas de Reserva Ambiental (CRAs)são aliadas na hora de compensar a ausência de Reserva Legal, exigida pelo Código Florestal. ” Quando nós da Faerj vamos ao interior fazer palestras e oficinas, procuramos incentivar o sindicato rural a promover esse intercâmbio entre aquele que possui déficit (de reserva ambiental) e aquele que tem excesso para tentar formar uma espécie de banco de negociação”
O Rio em Foco tem reprises programadas para o sábado (13/09), às 17h, e o domingo (14/09), às 20h. A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do linkwww.tvalerj.tv/sintonia.do . A partir da terça-feira (09/09), o programa fica disponível também no porta www.rioemfoco.rj.gov.br
Sobre a BVRio:
A Bolsa de Valores Ambientais BVRio é uma instituição formada para promover o uso de mecanismos de mercado e facilitar o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A BVRio foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia.http://www.bvrio.org
Informações à Imprensa
Atendimento: Gabriel Figueira
gabriel.figueira@bvrio.org / (21) 3596-4006 / (21) 96735-0782