BVRio firma parceria com Rede R20, criada por Arnold Schwarzenegger

Paris 13 de Outubro, 2014 – A Bolsa de Valores Ambientais BVRio assinou hoje um acordo de parceria com a Rede de Regiões para Ação Climática (R20), durante o World Summit of Regions for Climate em Paris. A parceria tem como objetivo desenvolver e operar uma plataforma para facilitar investimentos em projetos de baixo carbono, inicialmente com foco no Brasil.

Durante o evento, a BVRio também foi reconhecida como uma “Líder de Ação Climática“, em reconhecimento do que tem conseguido nos últimos anos.
A R20 foi criada em 2010 por Arnold Schwarzenegger, então Governador da Califórnia. A organização é uma coalizão de parceiros liderados por governos regionais que trabalham para promover e implementar projetos que produzam benefícios econômicos e ambientais, sob a forma de redução do consumo de energia e de emissões de gases de efeito estufa.
O evento, que ocorreu em Paris nos dias 10 e 11 de outubro, reuniu governos locais e todos os 5 continentes regionais, bem como líderes econômicos, a fim de formular um novo acordo internacional sobre as alterações climáticas.
Segundo o Sr. Terry Tamminen, Assessor Estratégico do Fundador da R20, “A liderança e visão da BVRio é extremamente impressionante e é exatamente o tipo de exemplo que a R20 valoriza. O presidente fundador do R20, governador Arnold Schwarzenegger, tem o compromisso de tomar medidas sobre as alterações climáticas e está fazendo através do desenvolvimento e implementação de projetos de baixo carbono, como os da BVRio“.
É com muita satisfação que recebemos esse reconhecimento, que nos motiva a continuar trabalhando para contribuir para o desenvolvimento de uma economia verde. E estamos muito entusiasmados com essa parceria que estamos firmando com a R20 para ajudar a promover o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono no Rio de Janeiro e no Brasil como um todo”, menciona Maurício Moura Costa, diretor da BVRio.
Este prêmio vem como reconhecimento do trabalho da BVRio no mercado florestal brasileiro, onde desenvolveu uma plataforma (http://www.bvrio.com) para negociação de ativos ambientais e auxiliar produtores e proprietários rurais a cumprirem com as obrigações de reserva legal descritas no Código Florestal. Através do mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), e de Imóveis Privados no interior de Unidades de Conservação, a BVRio acelera a regularização fundiária no Brasil. Atualmente mais de 2 milhões de hectares estão cadastrados na plataforma, prontos para serem negociados, com um potencial de estoque de mais de 800 milhoes de toneladas de CO2e.
Sobre a BVRio:
A Bolsa de Valores Ambientais BVRio é uma instituição formada para promover o uso de mecanismos de mercado e facilitar o cumprimento de leis ambientais brasileiras. A organização foi criada em parceria com o governo estadual e municipal do Rio de Janeiro, e trabalha em escala nacional. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A BVRio foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia.http://www.bvrio.org
Informações à Imprensa
Atendimento: Gabriel Figueira
gabriel.figueira@bvrio.org / (21) 3596-4006 / (21) 96735-0782