BVRio selecionada para prêmio da ONU

Rio de Janeiro, 04 de Dezembro 2014 – A Bolsa de Valores Ambientais foi selecionada como finalista do prêmio “Climate Change Finance Innovation Award”, promovido pelaUNDP  MDG Carbon – United Nations Development Programme, e o banco de investimentos MUMSS – Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.
O objetivo geral do prêmio é aproveitar a inteligência coletiva de pessoas em todo o mundo para atender à necessidade urgente de mitigação das mudanças climáticas através de conceitos inovadores de financiamento de baixo carbono. Com isto, aumentar os investimentos públicos e privados nos países em desenvolvimento, ajudando-os a alcançar o desenvolvimento sustentável, de baixa emissão de carbono.
“É com muita satisfação que recebemos esse reconhecimento da UNDP, pelo nosso trabalho para o desenvolvimento de uma economia verde”, menciona Pedro Moura Costa, presidente da BVRio.
Este prêmio vem como reconhecimento do trabalho da BVRio no mercado florestal brasileiro, onde desenvolveu uma plataforma de negociação de ativos ambientais BVTrade (http://www.bvrio.com), auxiliando produtores e proprietários rurais a cumprirem com as obrigações de reserva legal descritas no Código Florestal. Através do mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), e de Imóveis Privados no interior de Unidades de Conservação, a BVRio acelera a regularização fundiária no Brasil. Atualmente mais de 2 milhões de hectares estão cadastrados na plataforma, prontos para serem negociados, com um potencial de estoque de mais de 800 milhões de toneladas de CO2e.
 
O júri que irá escolher as melhores iniciativas é composto por representantes de alto nível, como é o exemplo de Robert C. Stowe, Diretor Executivo do Programa de Economia Ambiental da Universidade de Harvard.
Outras informações sobre o prêmio de Inovação Financeira para Mudanças Climáticaspodem ser encontradas no link: http://goo.gl/8VOyp0
Sobre a BVRio:
A Bolsa de Valores Ambientais BVRio tem como missão promover o uso de mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A organização foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia e nomeada Líder em Ação Climática pela R20 – Regions of Climate Action. www.bvrio.org
Sobre a UNDP MDG Carbon:
É o programa corporativo da ONU para o financiamento de carbono. O programa foi criado em 2007 e fornece assistência técnica especializada para o financiamento de carbono a nível mundial, com um foco particular em Ações de Mitigação Nacionalmente Apropriadas em uma variedade de setores, com o objetivo geral de alcançar abordagens replicáveis para mitigar a mudança do clima.
Sobre a Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities:
“MUMSS” é um banco de investimento e corretagem, membro do núcleo do maior grupo financeiro japonês – Mitsubishi UFJ Financial Group. A MUMSS, desde 2001 através da sua Divisão de Finanças Energia Limpa vem prestando consultoria e assessoria a iniciativas de mitigação das alterações climáticas em todo o mundo, sendo uma das empresas de consultoria líderes neste campo.
Informações à Imprensa
Atendimento: Gabriel Figueira
gabriel.figueira@bvrio.org / (21) 3596-4006 / (21) 96735-0782