Projeto de promoção de objetos design criados com madeira sustentável

BVRio_DMS_white background

Design & Madeira Sustentável é o mais recente projeto da BVRio, desenvolvido em parceria com o manejo florestal comunitário COOMFLONA, com apoio financeiro da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e da Good Energies Foundation.  

Tudo começou no início de 2017 com o desejo de fomentar o uso e consumo da madeira legal e certificada FSC® de manejo comunitário, e de um encontro entre a BVRio e dois designers brasileiros de renome internacional – Leo Lattavo (Lattoog) e Zanini de Zanine (Studio Zanini). Desse encontro, desenvolveu-se o projeto que tem como objetivo de produzir móveis e objetos de decoração design com madeira de extração legal, certificada e comunitária, informando e divulgando assim a origem da matéria prima para o consumidor final. Dessa forma se combate a extração ilegal de madeira e a mão de obra escrava na Amazônia ao mesmo tempo que se agrega valor à madeira de manejos florestais comunitários. 

Screen Shot 2018-05-15 at 17.05.11

O Projeto Design & Madeira Sustentável tem por objetivo conectar o manejo florestal comunitário com a indústria do design de alto valor agregado, visando com isso:

  1. Dar plena inserção do manejo florestal comunitário na indústria moveleira de alto valor agregado.
  2. Promover na sociedade a percepção do valor da madeira de origem sustentável.

Com esse propósito o Instituto BVRio selecionou alguns dos principais atores do design nacional envolvidos com produção em madeira sustentável, os quais se mostraram extremamente interessados em participar de um projeto de capacitação da movelaria de MFC e integração da mesma em seus processos produtivos. Todos esses profissionais são expoentes da movelaria e design nacional, reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.


Treinamento e Capacitação

Por meio de um ciclo de sessões de capacitação com designers de alto padrão objetiva-se capacitar o manejo florestal comunitário para atender não somente a mercados sofisticados e de alto valor agregado, mas também a linhas de produção da indústria moveleira. O projeto envolve não só a capacitação, mas também a efetiva produção de peças assinadas pelos designers e exposição em feiras selecionadas.

O primeiro treinamento de capacitação de movelaria e design foi ministrado pelo designer Carlos Motta, na movelaria da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – COOMFLONA, no Pará.

O designer está desenvolvendo a produção de uma linha de 12 bowls e 3 modelos de bancos, para a marca Attom, criada especificamente para os móveis produzidos na COOMFLONA. A marca será lançada no final deste mês de maio. Até lá, 280 bancos serão produzidos pelos comunitários.

>Saiba mais

Screen Shot 2018-05-15 at 17.16.00

Screen Shot 2018-05-15 at 17.17.50


Copa Verde de futebol 2018

No dia 16 de maio, às 21h30, acontece a final da Copa Verde de futebol 2018, entre Paysandu-PA e Atlético – ES, no Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará. A Copa Verde é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol que desenvolveu parceria com FSC® Brasil para implementar ações sustentáveis relativas à Copa Verde e promover o manejo responsável das florestas brasileiras.

Os troféus de time Campeão e de Melhor Jogador do campeonato Copa Verde foram produzidos pela COOMFLONA com desenhos de designers do projeto “Design & Madeira Sustentável”. O troféu de Campeão foi desenhado por Carlos Motta e o troféu de Melhor Jogador foi desenhado por Leo Lattavo. A realização dos troféus são os primeiros frutos da parceria começando a aparecer com visibilidade na mídia nacional.

Screen Shot 2018-05-15 at 17.19.39

Foi um prazer muito grande fazer o troféu da Copa Verde e poder trabalhar com a comunidade da COOMFLONA que trabalha com as madeiras certificadas pelo FSC®. Juntou um grupo muito interessante, sério, muito disposto a fazer as coisas do bem. O desenho foi feito rápido, mas com carinho e muito afeto. (…) O troféu é simples, todo com a madeira certificada FSC®. É uma esfera, uma bola que pode simbolizar a bola de futebol e o nosso Planeta, que está sendo atravessada por um outro pedaço de madeira feito no torno. É um comprometimento total da gente, do globo, das pessoas, desse universo todo que trabalha com madeira, juntando com esporte, com todos os seguimentos que querem o bem, que querem a natureza muito bem preservada.” –Carlos Motta

Screen Shot 2018-05-15 at 17.21.09

“Nosso estúdio é parceiro da COOMFLONA e da BVRio já há algum tempo na produção de móveis e objetos de madeira, sempre de manejo sustentável e com selo FSC®, que são importantíssimos. Tive a honra de ser convidado para fazer o troféu de Melhor Jogador da Copa Verde. A gente propôs um troféu de madeira que são duas traves estilizadas com uma bola flutuando bem no ângulo, naquele “cantinho onde a coruja dorme”, como se costuma dizer na linguagem do futebol. A ideia é que a bola estivesse flutuando mas não tivesse entrando no gol, porque o melhor jogador do torneio também pode ser um goleiro, então era importante que a bola não estivesse dentro do gol. Espero que o merecedor deste troféu goste. Foi feito com muito pensamento, com muito carinho por parte da COOMFLONA e tem um acabamento impecável, todo em madeira sustentável.” – Leo Lattavo


O futuro do projeto Design & Madeira Sustentável

Todos os designers envolvidos no projeto estão ministrando seus workshops visando qualificar os comunitários para atender suas produções e posteriormente realizarem suas ações comerciais. O objetivo para os designers é de comprar essa matéria prima nobre sem atravessadores, de origem legal, sustentável e socialmente correta.

Temos também como objetivo finalizar a primeira etapa do projeto Design & Madeira Sustentável com uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), em 2019. A exposição será dedicada aos objetos design produzidos no âmbito do projeto e e irá se chamar “A Bela Madeira Brasileira” – Uma mostra do ofício e da matéria prima que conta a historia do design brasileiro.


Já confirmaram a participação para os próximos workshops de capacitação os designers Zanini de Zanine, Leo Lattavo (Lattoog), Fernando Mendes, Oficina Ethos, Claudia Moreira Salles, Guido Fenocchi Guedes e Paulo Alves. 

Os próximos workshops já confirmados serão ministrados pelos designers Fernando Mendes (maio), Paulo Alves e Leonardo Lattavo (junho) e Claudia Moreira Salles (agosto).

Designers interessados em participar deste pioneiro projeto, podem obter maiores informações através do email : renato.castrosantos@bvrio.org

Tree_DMS copy

Quer saber mais sobre o projeto Design & Madeira Sustentável?

  • Veja o teaser do primeiro documentário sobre os designers participantes do projeto, dedicado ao designer Carlos Motta e realizado por VideVideofilmes.
  • Série de reportagens da G1 Globo / TV Tapajós sobre a COOMFLONA, o FSC® e o projeto Design & madeira Sustentável.
  • Depoimentos dos designers Carlos Motta e Leonardo Lattavo sobre a confecção dos troféus para a Copa Verde de futebol 2018, em parceria com FSC®.