Parceiros Governamentais

 

De modo a alinhar suas áreas de atuação com os objetivos e prioridades governamentais, desde sua criação o Instituto BVRio vem estabelecendo parcerias com agências governamentais ambientais.

O Estado e o Município do Rio de Janeiro participaram ativamente do processo de idealização e criação  e são importantes parceiros institucionais da BVRio.

fazenda sec_ambienteO Estado do Rio de Janeiro, por intermédio de sua Subsecretaria de Economia Verde da SEA/RJ, e o Município do Rio de Janeiro, idealizaram a criação de uma bolsa de valores ambientais como meio de promoção da economia verde e revitalizar o mercado financeiro do Rio de Janeiro. Ambas as entidades partilham a visão de que mecanismos de mercado são um instrumento eficiente de execução de políticas públicas ambientais conjugada com o desenvolvimento econômico sustentável. A partir deste alinhamento de visão e objetivos, Estado e Município criaram as condições necessárias para a criação da BVRio.

Em novembro de 2011 a BVRio celebrou com o Estado do Rio de Janeiro e com o Município do Rio de Janeiro termos de cooperação técnica, sem repasses financeiros, com o propósito de estabelecer uma cooperação entre as partes com vistas à criação de ativos ambientais que possam ser negociados em um mercado a ser desenvolvido pela BVRio. Mais recentemente, a parceria com o governo se ampliou para incluir o Instituto de Urbanismo Pereira Passos.

O Estado e o Município do Rio de Janeiro participam institucionalmente da BVRio, com representação no Conselho Consultivo.

 

amazonasA Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas e a BVRio firmaram durante a Conferência Rio+20 um acordo de cooperação para a promoção de mercados de ativos ambientais. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para facilitar a implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o desenvolvimento de Cotas de Reserva Ambiental a serem negociados na BVRio.

 

govacreA BVRio e o Governo do Estado do Acre firmaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de uma plataforma de leilão e negociação para Reduções de Emissões de Carbono resultantes do Programa Jurisdicional de REDD+ (ISA-Carbono).

 

paraA Secretaria de Municípios Verdes do Pará, a Prefeitura de Paragominas e a BVRio firmaram durante a Conferência Rio+20 um acordo de cooperação para a promoção de mercados de ativos ambientais. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para facilitar a implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o desenvolvimento de Cotas de Reserva Ambiental para negociação na BVRio.