Madeira Legal

madeira1

Promovendo legalidade no setor madeireiro

A extração ilegal de madeira é hoje um grande desafio para a viabilidade do setor madeireiro no Brasil. Estima-se que mais de 70% da madeira tropical comercializada no país venha de fontes envolvidas com irregularidades ou ilegalidades. O comércio ilegal de madeira, por sua vez, cria uma competição desleal com aqueles que produzem legalmente.

Consumidores estão começando a evitar o uso desta matéria prima. No mercado doméstico, grandes compradores vem substituindo a madeira por outros produtos (concreto, alumínio, etc.). Mercados internacionais, por sua vez, vem introduzindo legislação coibindo o comércio de madeira que não tenha origem legal comprovada, tal como o EU Timber Regulation na Europa e o US Lacey Act nos Estados Unidos.

Respondendo a este desafio, o Instituto BVRio está desenvolvendo um sistema de rastreamento e consulta de legalidade de madeira. Ao mesmo tempo, a Bolsa de Valores Ambientais BVRio está se preparando para operar uma plataforma de Madeira Legal Rastreada, para promover o comércio de madeira legal no país e em mercados internacionais.

ACESSAR O PORTAL DE MADEIRA LEGAL