A BVRio é uma instituição com a missão de promover o uso de mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de leis ambientais e apoiar a economia verde no Brasil.

 

A BVRio é uma bolsa de valores ambientais de abrangência nacional idealizada em conjunto com o setor empresarial, setor público e terceiro setor (ver Parcerias Institucionais), a partir da visão de que mecanismos de mercado são instrumentos eficientes de execução de políticas públicas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

 

A BVRio tem duas atividades principais:

• Desenvolver mecanismos de mercado para serviços e ativos ambientais

• Prover e operar uma plataforma de negociação para estes ativos

 

Com estas atividades a BVRio gera liquidez e promove o uso de mecanismos de mercado que, por sua vez, facilitam o cumprimento de legislações ambientais e a adoção de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. 

 

BVTrade é a plataforma de negociação dos ativos ambientais da BVRio.

 

Baseada nas especificações da equipe técnica da BVRio, foi desenvolvida a plataforma de negociação online BVTrade (clique aqui para entrar na bolsa). Após todos os testes internos, a plataforma foi também submetida a testes de stress e segurança feitos por empresa especializada neste setor (Módulo Solutions for GRC Ltda). A plataforma BVTrade entrou em operação no final de 2012, com o lançamento do Mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), para cumprimento da Lei Florestal.

 

 

Adicionalmente ao Mercado de CRAs, foram desenvolvidas plataformas de negociação para os mercados de Créditos de Destinação Adequada de Pneus e de Créditos de Logística Reversa de Embalagens, assim como para a Simulação do Mercado de Carbono que vem sendo conduzida desde 2014 para as Empresas pelo Clima/GVces.